segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Casar no religioso ou não ?

Olá, tudo bem ?

Desde que fui pedida em casamento, em momento algum me passou pela cabeça em não celebrar um casamento religioso ao mesmo tempo nunca me passou pela cabeça casar dentro de uma igreja.
Sou católica, não sou praticante as idas aos domingos as missas, mas sim sou praticamento da palavra de Deus.

Contudo, todos os meus planos estavam indo como sonhava, procurar um lugar que se encaixe no meu no sonho e bolso, em que pudesse nesse local receber as bençãos para que meu casamento seja duradouro, saudável e sempre respeitoso, como já pregamos em nosso namoro.

No ultimo mês, o Bispo da minha cidade resolveu alterar algumas regras da Igreja , que já acontece em muitas outras cidades, em que os casamentos fora das igrejas não serão mais permitidos. Até esse momento nunca havia questionado o fato se queria ou não casar no religioso, mas hoje me vejo questionando o tempo todo algumas coisas que penso sobre isso, uns dos questionamento são :

1- Não sou praticante assídua de estar todos os domingo na missa, por outro lado rezo todos os dias para agradecer e pedir perdão por minhas falhas, além de a cada dia mais avaliar minhas condutas para sempre melhorar e sempre estar de bem ao olhos dele.

2- Para me casar dentro de uma Igreja que não tenho costume de ir seria a maior hipocrisia do mundo e maior falta de respeito que tenho pela "casa" de Deus.

3 - A minha ideia de casamento religioso é receber a benção de uma pessoa que fala nome de Deus, que estudou e se dedicou para viver os mandamentos da Igreja, e isso não inclui padres e diáconos que são capitalistas, que celebram o casamento como um negócio. Para mim esse padres deveriam ser proibidos também de celebrar qualquer casamento que seja, pois não estão abençoando , estão apenas cumprindo horário. (achou isso demais ? talvez não tenha tido a oportunidade ou azar de ir em um casamento comercial, em que os noivos não são praticantes da igreja mas resolvem receber as benção de Deus dentro de sua "casa", se vocês acha que pelo fato de um casal não ser praticante merecer exatamente um padre assim para celebrar um dia tão importante na vida de um casal, por favor ajoelhe no milho e peça perdão, pois você peca por julgar e por fingir ser um fiel)

Lendo a matéria sobre o assunto peguei uns trechos para colocar minha opinião pessoal.

"A determinação, que já é seguida por outras dioceses da região, tem como objetivo evitar excessos que alterem a essência do sacramento, como mudanças no rito da cerimônia e repertório musical inapropriado".

Primeiro, mudanças no Rito: será que estão dizendo no fato de que muitos casais além dos votos da igreja gostam de fazer seus próprios votos um para o outro? Se for isso, falho, pois os votos de um casal deveria ser mais que aceito pela igreja, deveria ser cobrado no momento que se foi solicitado para que os votos sejam de forma sincera, do coração e com responsabilidade pois terão o mesmo peso dos votos da igreja.

Caso tenha alguma outra coisa que as pessoas gostem de mudar, como ordem de orações ou outras coisas desse tipo que envolva mudar os planos do Padre na celebração,  não acho justo , pois casamentos tem um ritmo a partir do momento que se escolheu o religioso devemos respeitar.

Segundo, Repertório musical inapropriado: Me fez lembrar de um noivo que quis entrar com uma musica do Rocky Balboa, eu não achei bonito rs, não achei que combina com uma cerimonia, mas se combina com a historia dele, se combina com a maior conquista que ele esta recebendo naquele dia que é o sim eterno da mulher que se ama, por que não seria apropriado?

Fiquei pensando nessa parte , pois a musica que escolhi para minha entrada foge do tananan tananan tananan que todas noivas adoram , a minha musica escolhida é uma letra honesta, bonita que mostra a realidade de um casal, mas que com certeza não seria aprovada pela igreja talvez por um simples trecho:

O que de um grande amor se espera
É que tenha fogo;
Que domine o pensamento
E traga sentido novo.
Que tenha paixão, desejo,
Que tenha abraço e beijo"    

Eu entendo que alguns casais casam dentro da religiosidade mas no fundo não se preocupam com ela, mas muitos outros sim , mas isso não significa que precisa seguir regras imposta pelo homem, que não condizem com o sonho dos noivos em demonstrar de todas as formas como aquele dia está sendo importante e abençoado por Deus. Entendo que os dois lados tem que ser maleável e respeitável.

Nunca fui uma mulher que ficava imaginando cada detalhe de seu casamento caso esse dia chegasse, mas quando isso acontece aparece que os sonhos são desde a infância.

Sempre desejei a benção do Padre, em um lugar que me deixa-se mais próxima de Deus que é a natureza, para que meu relacionamento fosse abençoado com a paz do campo, ou no máximo em um capela pequena simples sem a necessidade de inúmeros enfeites para deixa-la bonita.

Copiei esses trecho de um outro blog simplesmente perfeitos:

Na minha busca por inúmeros sites vi a declaração de um padre que achei muito interessante: “Por que a Missa pode ser campal então? Perguntaram a um santo chamado Pio se ele não se envergonhava de celebrar uma Missa ao ar livre onde muitas pessoas estavam distraídas, nas portas de bares e até desinteressadas. O santo então respondeu: ” O sacrifício de Jesus na cruz foi ao ar livre! ” Então porque não podemos celebrar um casamento ao ar livre se este é um encontro familiar?” (Pe. André Grandi)

Segundo o Rev. Rogério da Paróquia Anglicana de Santos, “é possível que que seu casamento religioso tenha a validade civil, mesmo que ele seja celebrado fora da Igreja e que seja ecumênico. Seja ele celebrado no buffet, na praia ou no campo é o reverendo que vai até o local, e junto com ele vai o livro de registro de casamentos de sua Igreja local, ou seja, o seu casamento será sempre registrado em uma igreja para que vocês tenham a certidão, etc.

E o mais importante ressalta o : “afirmo sem medo de errar, não há um casamento celebrado por ministros religiosos fora da igreja, ou melhor dizendo, fora do ambiente religioso, há sim casamentos celebrados fora do interior do templo x ou y, fora da paróquia x ou y, mas nunca fora da Igreja, até porque, a igreja somos nós reunidos em torno do Cristo.”
  

Não a nada mais honesto e puro do que eu ter a certeza que Deus esta em todos os lugares em que estou, pois ele esta dentro de mim, onde eu for ele irá comigo e ele sabe que sua casa é meu coração.

Sei que muitos não irão concordar, irão até mesmo criticar, mas como financeiramente conseguirei me casar apenas em 2017, minha escolha será apenas o Civil e com uma pessoa especial apenas abençoando com sua fé verdadeira, com seu amor no coração e com os desejos mais puros para um casal e que Deus irá abençoar as palavras ditas por essa pessoa, da mesma forma que abençoa a todos em que estão sempre em suas orações.

Não me sentirei mal pela celebração não estar sendo realizada pelo ritos da igreja, pois me sentirei feliz por estar sendo abençoada por Deus pelas pessoas a minha volta desejando e rezando por nossa felicidade.

Uma pergunta que já me fizeram e vou expor aqui:

"Você não sente pecadora e hipócrita por nunca ir a missa dedicar apenas 1h pra ele?"

Minha resposta sempre foi:

"Me sinto triste, quando não consigo me dedicar todos os dias a fazer minha reza, quando minha oração esta sendo atrapalhada por pensamentos e nesse momento se estivesse em frente ao santíssimo no silencio deixaria minhas orações mais claras sem obstáculos, sem pensamento confusos, até mesmo porque em frente ao santíssimo me sinto mais calma e consigo acalmar meus pensamentos, mas ai fico feliz de novo , pois me lembro que para estar diante dele não preciso que seja com hora marcada ao domingo, sábado, quinta ou segunda, basta apenas que suas portas estejam abertas para que eu possa entrar, orar e pedir perdão por meus pecados. E sim vou a missa, mas não com frequência e apenas quando sei que vou dedicar aquela hora para prestar atenção em 100% do que esta sendo dito a minha frente".  


Só gostaria de compartilhar isso com vocês , essa medida da igreja me deixou bem triste, porém prefiro respeitar minha posição e opinião, do que realizar apenas um capricho.


Fonte:

http://denoivaamae.com/dicas-noivas/cerimonia-religiosa-fora-da-igreja/
http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2015/12/diocese-proibe-celebracao-de-casamento-fora-da-igreja-em-taubate.html
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário